Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

24 julho 2010

Livre-se da bagunça na cozinha



10 regras para se livrar da bagunça na cozinha

Para facilitar a sua vida, selecionamos 10 regras básicas que vão deixar o ambiente livre da bagunça.

Regra nº 1: 
Tirou, guardou!
Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo, deve levá-lo de volta ao mesmo lugar. E nada de preguiça ao arrumar. Não acumular objetos soltos pelo ambiente também ajuda a manter a organização.

Regra nº 2:
Armazene com lógica
Deixe próximo ao fogão os materiais e utensílios que costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas. Mas não debaixo da pia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias, diz Cristina. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia.

Regra nº 3:
Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia
Esta deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Talheres para servir ficam no armário próximo à mesa e dentro do porta-talher. Senão, quem for arrumar a mesa acaba atrapalhando o cozinheiro.

Regra nº 4: 
Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira
Frituras e gorduras se espalham pelo ar e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Um bom exaustor ajuda. Utilize também utensílios para fritura.

Regra nº 5: 
Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar
Nada pior do que guardar os objetos provisoriamente. Se não é o local escolhido, provavelmente irá esquecer onde estão.

Regra nº 6: 
Preserve a circulação do ambiente
Móveis e objetos espalhados atravancam e atrapalham.

Regra nº 7: 
Abuse dos armários
É o melhor lugar para guardar pratos, copos e louças, por causa da higiene. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados), indica Simone. E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira. No máximo, deixe alguns potes decorativos, alerta a designer de interiores. Se precisar, utilize um suporte ao lado geladeira com prateleiras extras.

Regra nº 8:
Descarte o que for inútil e sem uso
Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Além de ocupar espaço, atrapalham.

Regra nº 9: 
Ordene também a despensa
Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos no fundo do armário. Você pode usar mini prateleiras para ganhar mais espaço. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável) ou em gavetex.

Regra nº 10: 
Agrupe e armazene a louça por material
Junte peças de cerâmica em uma prateleira e em outra, as de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil pegá-las na hora de preparar a mesa.

FONTE: www.organizesuavida.com.br

Para contratar empregados domésticos para os serviços gerais:
www.diskdomestica.com.br

Um comentário:

  1. ola, meu nome graças,gostaria de me candidatar, a uma vaga de cuidadora de idosos,ou baba,adoro crianças e idosos,tenho 48 anos, meu ultimo emprego foi de passadeira.me coloco a disposiçao,para entrevistas,testes,etc,moro em osasco.meu telefone para contato 1136023443/98422055

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.