Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

09 fevereiro 2011

Por que as domésticas estão desaparecendo do mercado?

Trabalhamos com recrutamento e seleção de domésticas a mais de 17 anos e nunca passamos por escassez de candidatas como nos dias atuais.

Contratar uma empregada doméstica para dormir no emprego está mais difícil ainda. 
Não existe mais no mercado aquela doméstica tradicional, que dormia no emprego e aceitava as condições de trabalho que lhe eram oferecidas e voltava pra casa no sábado à noite para retornar na segunda-feira e muitas das vezes voltar no domingo à noite.
As empregadas domésticas que dormem no emprego estão exigindo além de salários altos, que seja estabelecido um horário dentro da residência para o seu descanso. 
E que dormir no emprego não quer dizer que deve está à disposição dos seus patrões 24 horas do dia.
Este está sendo um dos principais motivos da empregada doméstica não aceitar dormir no emprego.
Elas reclamam também que são impossibilitadas de estudar. 
Ninguém vai querer contratar uma empregada doméstica e pagar um salário fora da realidade e liberar esta funcionária as 17h00min horas e a mesma só retornar as 22h00min horas.
As empregadas domésticas são mulheres que também estão evoluindo em conhecimentos e informações. 
Elas planejam o seu futuro profissional e buscam um lugar na sociedade como pessoa.
Temos inúmeras candidatas que até aceitam dormir no emprego. 
Mas, como estão para ingressar na faculdade, não conseguem contratação porque a sua disponibilidade inclui o horário que vai precisar sair para estudar.

Então as vagas para ir e voltar, o que era uma raridade, hoje cresce em volume de solicitação porque os patrões estão se conscientizando que contratar uma doméstica para ir e voltar como elas dizem, é mais lucrativo e satisfaz as duas partes.
No mercado o numero de domésticas para ir e voltar, é mais animador. Embora a maioria exija um salário alto, os patrões pagam porque ela faz parte da rotina da casa.
Cresce também o numero de solicitações de diaristas. 
A empregada doméstica não abre mão do salário que quer ganhar. 
Não adianta insistir porque ela vai dando o seu jeitinho, fazendo uma diária aqui e ali ate encontrar o salário pretendido.
Trabalhar aos sábados também está sendo outra questão. 
A maioria das empregadas domésticas só aceitam trabalhar de segunda a sexta feira.
Aconselhamos os nossos clientes a não insistir, contratando uma doméstica que já tem o seu perfil de vaga. 
Para não ter que trocar de empregada em menos de duas semanas, porque elas aceitam e depois desiste.
Na realidade o que deixa uma empregada doméstica feliz é trabalhar de segunda a sexta feira e dependendo da sua bagagem profissional, ganhar um salário de 800,00 a 1200,00.
Podemos afirmar que muitos estão pagando.

2 comentários:

  1. e nos empregadas domesticas nao nos deixamos mais ecravizar .sabemos que somos competente o suficiente para realizaros nossas tarefas .e para terem nossos serviços alem de exigirem tambem tem que pagar muito bem por ele .patroas muitas vezes esquecem que tambem somos humanas e estamos sujeitas a doenças ;e que mitas vezes contraimos em suas residencias .e que se ficarmos doentes temos que ter meios de pagar um bom tratamento se elas tiverem que lavar uma louça ja se cansam enquanto que nos temos que tomar conta da rotina de suas casas por inteiros.sera que elas conseguirian faser oque nos e exigidos alem das humilhaçaoes que nos passamos ,sendo as ultimas a comerem ,muitas vezes correndo .temos ue deixar nossos filhos pequenos ao cuidados de terceiros pois nem ajuda para a creche nos temos para poder tomar conta dos deles .entao por isso nos empregadas domesticas estamos cobrando caro nossos serviços ,ha e salari de 600 700 reais nao nos atrai mais e mixaria pra quem tem que deixar a familia de lado para cuidar da familia delas pelo menos o minimo de conforto temos que proporcionar aos nossos filhos pelo tempo que eles ficam loge de nos .enfim tem que valer a pena ;se nao nada feito

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo esse comentario acima. Tipico de quem não tem amor pela profissao que escolheu ou que sabe fazer. Tem preconceito de si mesma. Doméstica é um serviço digno, exite um sindicato que as defende. Cada um tem a vida que escolhe. Uma domestica tem muito mais regalias trabalhando em uma casa de familia do que como auxiliar de limpeza em uma empresa. Em todos os setores existem bons e maus patroes, como tambem maus e bons funcionarios. Se nao quiser comer por ultimo o file mignon, leve a marmita de sua casa...

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.