Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

02 abril 2012

Perfil Profissional

Atitudes que você precisa aprender e praticar, tanto no seu trabalho como na sua vida pessoal.


Ninguém nasce sabendo de tudo. As necessidades do dia a dia nos colocam à frente de situações que nos chama para o aprendizado. E somente com boa vontade e esforço nos transformamos, porque almejamos sucesso em nossos empreendimentos.

Dedicação e força de vontade são as principais ferramentas que necessitamos para crescer. Tenha certeza que uma postura sadia, tanto no trabalho como fora dele só acrescentará benefícios à sua vida.
Aqui vão algumas sugestões que devem fazer parte do seu perfil profissional
1. PONTUALIDADE
Quem não sabe o que é pontualidade? Chegar no horário combinado faz muito bem pra quem chega e pra quem está esperando. Nada é mais desgastante que chegar correndo, toda suada e com cara de Amélia contando estórias que muitas vezes podem ser verdadeiras, como o ônibus quebrou, ou o transito estava parado etc.! Mas, a cara da patroa que não está muito acreditando no motivo do atraso é que são elas! Portanto faça o possível para chegar uns 15 minutos antes do horário combinado. Como você está vindo da rua lave bem as mãos, prenda os cabelos e vista o seu uniforme ou a sua roupa de trabalho.
2. ORGANIZAÇÃO
Começando o seu dia de trabalho é bem mais fácil você fazer o seu trabalho por etapas. Não vá querer dá conta da casa num dia só porque vai se cansar e o resultado não será dos melhores. Organize tudo quanto precisa dar conta. Fazendo assim o seu dia se torna mais produtivo e os resultados mais satisfatórios.
3. DINÂMISMO
No sentido mais comum, dinamismo é atividade, energia. Ter espírito empreendedor, ter jogo de cintura, saber se sair de uma situação de última hora ou de emergência.
Ex. Na sua casa se falta luz, imediatamente você vai buscar uma solução para não ficar no escuro não é mesmo? Ou vai ficar parada esperando, sendo que em algum lugar existe uma vela que você pode acender e resolver tudo quanto pode ser resolvido? Aprenda a ser uma pessoa dinâmica, pois no seu trabalho podem acontecer muitas emergências as quais você mesma através da sua iniciativa poderá resolver.
4. PRÓ-ATIVIDADE
Quer dizer, tenha iniciativa, você possui olhos para ver e cérebro pra pensar e agir. Já imaginou se na hora de fazer a refeição você percebe que na casa não existe sal? Não espere que as outras pessoas aponte o que está errado, sendo que você mesma pode ver. Pergunte quando não souber.
5. PRESTATIVA
Não é porque você não foi contratada para determinada função que você não pode ajudar quando é necessário. Seja solidaria, pelo simples prazer de contribuir para o bom andamento do local onde você trabalha.
6. ECONÔMICA
Na sua casa você economiza água, luz, telefone, não desperdiça alimentos, pois no seu trabalho esses cuidados devem ser redobrados. Tenha certeza que os seus patrões controlam as despesas da casa e não seja você a causadora dos desperdícios no seu trabalho.
7. EDUCADA
Educação cabe em todo e qualquer lugar, principalmente no seu trabalho. Procure educar o seu tom de voz, respeite seus patrões e colegas de trabalho. Saiba que com calma poderá resolver muitas coisas. Não fale palavrões, não use de ironia nem deboche mantenha a sua postura.
8. INTEGRIDADE
Não existe necessidade de descrever qual deve ser a sua postura como funcionária da casa. Zele pela sua integridade, entendendo onde começa os seus direitos e os seus deveres também, respeitando tudo e todos que estão sob a sua responsabilidade.
9. ÉTICA
Ao ser contratada receberá dos seus patrões as normas de conduta que são estabelecidas na residência e como funcionária da casa deve cumpri-las.
Não deve dar informações sem autorização e muito menos receber pessoas. E nunca comentar sobre a casa e a família com quem quer que seja. E deixe os assuntos da casa por lá mesmo, não leve junto com você para ser comentado com outras pessoas.
10. DISCRIÇÃO
Muito cuidado também com os comentários e fofocas com as funcionarias dos vizinhos e com os funcionários do condomínio ou com o vigia. Isto é muito feio e olha que paredes tem ouvidos.

E até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.