Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

18 abril 2012

Organização da Despensa

Limpeza e Organização da Cozinha

Sugerimos que na quinta - feira você faça a organização da despensa e da geladeira e faça a faxina no fogão.
Organização da Despensa
Ter um bom estoque de despensa só é bom se você sabe o que você tem e pode encontrar as coisas facilmente. Uma despensa organizada deixa mais prazeroso o ato de cozinhar, já que tudo vai estar a seu alcance num piscar de olhos.
1. Passe algum tempo fazendo o pré-planejamento de seu armazenamento antes de começar a arrumação da despensa.
2. Tente organizar a despensa quando estiver sozinho. Assim você pode se concentrar.
3. Esvazie todas as prateleiras, não tente arrumar somente movendo as coisas de lugar.
4. Coloque os suprimentos em caixas ou em um balcão que fique próximo à despensa, enquanto limpa as prateleiras.
5. Limpe e seque tudo com um pano limpo e seco.
6. Não hesite em jogar fora comida velha ou itens que você possa não usar de novo.
7. Agrupe os itens por categoria. Por exemplo, use uma prateleira para massas e grãos, outra para ketchup, molho, extrato e outros produtos derivados do tomate e assim por diante.
8. Junte itens pequenos como caixas de gelatina e mistura instantânea para pudins em uma caixa ou vasilha plástica. É mais fácil encontrá-los quando estão em um mesmo lugar.
9. Coloque tudo em seus devidos lugares, e ao mesmo tempo, faça duas listas: uma é a de compras, com os itens que estão faltando e a outra é de ideias de como tornar sua despensa mais funcional.
10. Deixe os produtos procurados com mais frequência em uma prateleira que fique ao nível dos olhos. Para organizar prateleiras profundas, utilize o organizador de latas, disponível na loja oz, que permitem que os produtos da fileira de trás fiquem mais altos e acessíveis. E você ainda pode aproveitar para guardar latas debaixo do degrau mais alto.
11. Nas prateleiras mais baixas, guarde materiais de papel - guardanapos, toalhas e pratos descartáveis - e os produtos mais pesados como garrafas de refrigerante.
12. Guarde produtos de limpeza longe da comida.
13. Etiquete as prateleiras identificando o que está guardado em cada uma delas. A etiquetadora eletrônica facilita bastante esse trabalho e é muito útil para organizar toda a casa.
14. Se tiver espaço na parede ou porta de sua despensa, pendure ganchos onde possa pendurar a vassoura, um quadro de anotações para a lista de compras e outras coisas que tornem sua arrumação mais fácil.
Dica
Se você não conseguir encaixar tudo mantendo a arrumação, considere remover alguns dos itens não primordiais para guardá-los em outro local.
Você pode, por exemplo, manter os materiais de papel na garagem, ou refrigerantes no porão.
Fonte: www.organizesuavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.