Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

27 abril 2012

Separando as Roupas e Como Remover Manchas

Vamos lavar as roupas?

Agora que você já separou as roupas e conferiu as etiquetas, vamos lavar as roupas?

Primeiramente você só irá levar à maquina somente se o tecido permitir. Esta informação está na etiqueta da roupa em forma de símbolo que você precisa memorizar ou anotar no seu caderno para não esquecer.

Verifique se tem objetos nos bolsos, feche os botões e zipers. Algumas peças vão precisar de uma pré- lavagem a mão. Exemplo: barras de calça, cós de calças, colarinho de camisas, punhos das blusas e camisas, região das axilas.

Algumas roupas são compostas de dois ou mais tecidos diferentes. Tome cuidado com estas peças, é preferível lava-las à mão. E para ter certeza que o tecido não desbota, umedeça uma parte, coloque um tecido branco sobre a parte umedecida e passe o ferro quente. Se o tecido branco sair manchado então tenha cuidado este tecido desbota.

Algumas roupas contem manchas que vamos tentar remove-las antes de leva-las para a máquina. Uma boa sugestão é usar um sabão em pó de boa qualidade. Vai facilitar muito a sua vida quando for lavar as roupas.

Algumas manchas exigem cuidados especiais, e sua remoção vai depender de quanto tempo o tecido está manchado.

Muitas vezes vamos tentar retirar uma mancha de uma peça de roupa. A mancha sai e estragamos o tecido.

As sugestões de remoção de manchas em tecido a seguir são do site:



Como remover manchas de roupas e toalhas

Dicas para remover manchas de batom, café, mofo, entre outros.

Saiba como eliminar diversos tipos de manchas de uma maneira simples e rápida.
Seguindo as instruções abaixo, você economiza tempo e dinheiro além de evitar que suas roupas sejam danificadas por falta de tratamento adequado.
  • Batom
Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar.
  • Bebidas Alcoólicas
Em geral, essas manchas saem com éter. Depois,enxágue com água.
  • Bolor
Ferva o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau ou use a própria água em que o bacalhau foi fervido.
  • Café
Lave com água morna e glicerina.
  • Caneta esferográfica
Manchas de esferográfica saem se esfregarmos ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre. Repita a operação várias vezes.
  • Carvão
Esfregue um pedaço de miolo pão fresco.
  • Coca-cola
Se deixar cair algum líquido na roupa, como coca cola, tire-a com água fria. A água morna vai fixar a mancha.
  • Ferro de passar
O ferro muito quente deixa uma marca amarelada e feia no tecido. Quando isso acontecer, passe água oxigenada sobre a parte afetada e lave em seguida com água.
  • Ferrugem
Coloque sal sobre o tecido manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar sob o sol e depois lave.
  • Frutas
Coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Lave.
  • Gordura
Se algum tecido ficar com manchas de gordura, experimente colocar um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente.
  • Graxa
A margarina vegetal ajuda a tirar manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a sujeira, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.
  • Máquina de lavar
Você não prestou atenção e uma peça de roupa escura manchou sua roupa na máquina de lavar. De preferência, não a deixe secar com a "nova cor". Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, rápida.
  • Mofo
Mancha de mofo nos tecidos sai fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.
  • Ovo
Lave com água fria, não use água quente que vai fixar ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.
  • Tinta a óleo
Manchas de tinta a óleo, devem ser limpas com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.
  • Facilitador geral
Sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para tirar manchas no tecido, passe um pouco de sal para facilitar a retirada.

FONTE: http://www.organizesuavida.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.