Layout de Joycinha Lioness
http://joycinhalioness.blogspot.com.br/

quarta-feira, 26 de junho de 2013

As Babás, suas funções e responsabilidades

Babá é a profissional responsável pelos cuidados e educação de crianças conforme orientação familiar. 
A babá deve seguir as orientações da família sem discuti-las, pois cabe aos pais ou responsável pela criança a escolha das rotinas de alimentação, sono, higiene, dos limites na educação, bem como orientar a profissional sobre os seus limites de atuação.
A babá que dorme no emprego folgando semanalmente ela será substituída pela baby-sitter ou folguista quando a família achar necessário.
São de responsabilidades da babá todos os cuidados que dizem respeito à criança, conforme orientação da família.
Roupas ( lavar, passar guardar e manter em ordem).
Alimentos ( preparos de sopas, mamadeiras, papinhas, chás, sucos etc...)
Banhos ( Horários, cuidados com umbigo quando Recém nascido, assaduras, etc..)
Ambiente ( cuidados com o quarto, sala de brinquedo e todos os pertences da criança).
É importante não fazer essa escolha profissional pensando somente no salário e benefícios, pois se assim for, não obterá sucesso ou se cansará em breve.
Todo profissional tem um período de adaptação, pois mora em outra casa, outra família. À medida que a profissional demonstra capacitação e dedicação consegue formar um vinculo com a criança e uma relação de confiança com a família.
Baby-Sitter
Baby- sitter é a babá Americana, mais conhecida no Brasil como folguista. É uma profissional autônoma, trabalha em casas de família, hotéis, clubes e shoppings, na área de fraldários ou com atividades de recreação dirigida. Sua jornada de trabalho é por hora, por período de 8 horas diurnas ou noturnas, finais de semana, semana ou quinzenal, geralmente cobrindo folga ou férias da babá.
A baby-sitter deve possuir telefone para contato, uniforme branco e uma agenda para cadastro dos seus clientes. Deve chegar à residência da criança antes do horário marcado, para realizar uma entrevista com a mãe ou responsável para conhecer a rotina da criança, anotando na sua agenda todos os dados necessários.
A baby-sitter deve fazer suas escalas de trabalho e horário considerado as distancia e a oferta de condução para sua residência para não correr riscos de atraso ou impedimentos no seu retorno.
As tarefas da baby-sitter envolvem todos os cuidados que a babá tem durante a sua jornada de trabalho (alimentação, higiene, sono e laser com a criança. Ao termino da sua permanência na residência deve deixar o ambiente organizado e limpo e fazer um relatório sobre as suas atividades e ocorrência com a criança, lembrando que no caso de trabalhar como folguista devera realizar as mesmas tarefas da babá.
Consulte a abaixo modelo de informações para ter referente a cada casa e a cada criança.

MODELO FICHA PARA ATENDIMENTO DE BABY-SITTER 

Nome dos pais ou responsáveis:
Endereço:
Telefones:
Nome da criança:                                                                       Idade:_______
Valor cobrado:
Alimentação: horários e alimentos:
Tem alergia alimentos? Quais:
Higiene: Horário do banho
Rotina:
Sono: Horários, local e rotina:
Medicamento, dose e horário ( somente com ordem dos pais ou do pediatra)
Tem alergia a algum medicamento?Qual?
Convenio médico:
Telefones em caso de emergência:
Endereço do Pronto Socorro mais próximo:
Telefones do serviço de taxi em caso de emergência:
Brinquedos preferidos:
Brincadeiras referidas:

Foguistas
Cobre a folga da babá, podendo assim criar um vinculo com a criança e com a família, se for necessário poderá dormir no emprego, ganha o que combinar com o cliente, diferente da baby-sitter a folguista NÃO ganha por hora trabalhada.
Berçaristas
Profissional capacitada para cuidar de crianças de 0 a 6 anos, em geral em escolinhas, berçários, creches, shopping, restaurante, hotéis, empresas ou qualquer espaço destinado a criança com objetivo de recreação. Responsável pelo bem estar da criança durante a sua permanência nos locais citados.O horário de trabalho é determinado pela instituição, mais não poderá ultrapassar às 44 horas semanais.
AU PAIR
É uma expressão em Frances e significa “AO PAR” cuidar. São pessoas de até 26 anos que tem interesse em aprender a falar outra língua, viajam para outros países e são acolhidas por famílias que também tem interesse em fazer intercâmbios culturais.Neste contrato as candidatas cuidam de uma ou mais crianças durante meio período e no outro freqüentam uma escola para aprender a língua do país. O contrato é por um ano, podendo se renovar para o Maximo dois anos. As AU PAIR não trabalham aos finais de semana e fazem programas culturais junto com outras AU PAIR que estão também no país