Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

03 dezembro 2013

Dicas de Limpeza Doméstica - Nº 6 - Limpando com Vinagre

O vinagre como descrevemos na postagem anterior é o nosso grande aliado dentro da nossa casa. Alem de temperar as saladas e higienizar os alimentos, não existe produto melhor pra limpeza que o vinagre. 
Pode ser usado diluído em água ou puro, para limpezas mais difíceis. 
Não irrita a pele, não causa alergias e não agride o meio ambiente. 
Pesquisando as mil e uma utilidades do vinagre encontrei uma solução maravilhosa para combater o ácaro. 
Indicada pelo alergista Clóvis Galvão essa receita pode reduzir até 87% o número de ácaros em almofadas, travesseiros, colchões, tapetes, cortinas, persianas etc.  
- Misture 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água e aplique com uma escova ou pano.
Você pode também usar o vinagre para substituir o amaciante. As roupas ficam macias, e não agride os tecidos.
Experimente também nas toalhas e veja como elas ficam fofinhas. Coloque 200ml de vinagre para 6 litros de água. E não se preocupe porque ele conserva as cores dos tecidos.
Procuramos orientar as empregadas domésticas no sentido de observar bem os produtos de limpeza antes de usar para não correr o risco de danificar a casa  onde vai trabalhar. O uso indevido de um produto pode manchar uma peça de roupa, o piso, uma superfície esmaltada etc. Na dúvida aconselhamos usar o vinagre e com certeza deixará tudo muito limpo, brilhando e higienizado.
Vinagre para limpar paredes = Um litro de água morna e quatro colheres de vinagre.
Vinagre para eliminar odores de urina e fezes = Dois terços de água morna e um terço de vinagre.
Vinagre para limpeza de rejuntes = Pode aplicar vinagre puro, deixar agir por duas horas e retirar com escova velha de dentes, depois é só lavar e secar.
Vinagre na lavanderia = Para a limpeza da máquina adicionar uma xícara (chá) de vinagre branco puro. Depois é só lavar normalmente.
Vinagre para eliminar cheiro de mofo = Seja no guarda roupa ou outro móvel deixar uma vasilha com vinagre branco puro dentro do local onde está com cheiro durante uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o local.
Vinagre para remover sujeira das panelas = Para a limpeza de panelas de alumínio, inox ou do tefal, colocar água e quatro colheres de sopa de vinagre e levar ao fogo e deixar ferver, depois que esfriar lave novamente.
Vinagre para lavar os copos = Basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. O vinagre age contra a gordura e o vidro fica mais transparente.
Vinagre na lavadora de pratos = Coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem.
Vinagre para a limpeza do fogão = Depois das frituras passe vinagre no puro no fogão e deixe agir por 15 minutos, depois proceda a limpeza normalmente com esponja e sabão neutro.
Vinagre para limpar o forno = Passe vinagre puro no forno e deixe agir por 15 minutos. Depois proceda a limpeza normalmente com esponja e sabão neutro.
Vinagre para elimina odor do ralo = Retire a sujeira do ralo, em seguida use um quarto de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e meia xícara (chá) de vinagre branco. Depois é só cobrir o ralo e deixar agir por alguns minutos.
Vinagre para limpar a geladeira = ás vezes é preciso limpar a parte interna para remover manchas e gorduras. Para isso, use vinagre dissolvido em água morna é ótimo, pois limpa e não deixa cheiro ao secar. Se a mancha foi difícil, basta colocar vinagre diretamente sobre ela e deixar agir por algum tempo. 

http://www.diskdomesticas.com.br



Um comentário:

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.