Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

28 abril 2014

Sugestões para limpeza de pisos

  • Lajotas: 
Para deixar a lajota sempre bonita, primeiro limpe bem o piso com água e sabão retirando qualquer mancha ou poeira, deixar secar. Para dar brilho, aplique semanalmente uma camada de cera líquida incolor ou no tom da lajota.
  • Ardósia: 
Manutenção: Limpeza constante, mancha com facilidade; para selar os poros, o ideal é colocar uma camada de resina, mas isso deixa a pedra ainda mais lisa.
  • Cerâmica: 
Limpeza simples, feita com água e sabão neutro.
  • Laminados: 
Dentre às diversas marcas e linhas de pisos laminados encontramos os de baixa resistência, média resistência e alta resistência ao desgaste e aos riscos, para uso residencial e comercial, porém nenhum piso é totalmente à prova de riscos e desgaste, sendo necessário tomar alguns cuidados tais como: colocar um capacho junto à porta de entrada para reter partículas de pedra e sujeira, colar protetores de feltro nas bases de móveis e pés de cadeiras e, caso seja necessário movimentar móveis pesados, forre antes os mesmos com panos, pedaços de forrações ou carpetes para evitar o atrito. Nos pisos de madeira maciça e laminados de madeira evite os sapatos de salto fino com fixador de metal.
Não permita que o piso fique exposto à chuva através de janelas, portas ou goteiras, caso isso ocorra, providencie imediatamente a secagem do piso.
  • Sinteko: 
Para limpar coloque álcool na água da limpeza, dissolva 100ml de álcool em cinco litros de água e limpe o piso com uma flanela umedecida na mistura.
  • Cerâmica/porcelanato: 
Usar apenas para a limpeza diária, água e sabão ou detergente neutro, em pequena quantidade. Não aplicar nenhum outro tipo de produto. Com as cerâmicas lisas, pode-se usar um pano, para aquelas rugosas, pode ser preciso, também, uma vassoura para esfregar. É importante utilizar produtos de limpeza conhecidos, de confiança, e observar no rótulo se não contêm ácido fluorídrico. Existe produto próprio no mercado.
  • Madeira: 
Limpeza diária pode ser feita com uma vassoura de cerdas macias ou preferencialmente aspirador. Use panos umedecidos, não encharcados sem produtos ou com produtos próprios para piso de madeira. Não deixe qualquer pingo ou poça d água parada no chão por nenhum tempo para não manchar; se cair água, já enxugue na mesma hora.
  • Pedras: 
Limpe qualquer sujeira imediatamente; pedras em geral, como o mármore, são porosas e absorvem muito rápido. A limpeza da maioria das pedras e feita simplesmente com sabão neutro e água e pano após varrer ou aspirar. Pedra ardósia fica mais bonita se passar cera periodicamente. Já existe no mercado produtos e ceras próprias para cada tipo de piso.
Até água deve ser seca imediatamente se cair, senão mancha!
Alvejantes, escovas, abrasivos, cloro, saponáceo, palha de aço, álcool e sabão de coco são proibidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.