Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

11 março 2015

Como ter qualidade de vida

Basta ficar atento ao noticiário para ver que o assunto mais citado nos últimos tempos, varia entre os temas de Stresse, equilíbrio e falta de tempo. Até o Fantástico dedicou algum tempo de sua concorrida programação para falar no assunto. 
A Qualidade de Vida está em moda no mundo moderno. Claro que os motivos são alarmantes: O jornal New York Times de 5 de Setembro de 2004, trouxe uma matéria sobre as condições de saúde dos americanos, afirmando que a cada dia eles ficam mais Stressados e que 53% dos entrevistados afirmam que o trabalho os deixa extremamente cansados e sobrecarregados. 
Na Europa, a Fundação Européia de Dublin, afirmou em pesquisa realizada que 1 em cada 3 trabalhadores Europeus sofrem de problemas relacionados ao Stresse. No Brasil as pesquisas mostram que 87% dos executivos vivem Stressados.
Esse problema está ficando grave. As empresas estão começando a ter prejuízos por causa do Stresse de suas equipes. Grande parte das maiores empresas do Brasil, já se movimentaram para a necessidade de desenvolver e melhorar seus programas de qualidade vida. 
Infelizmente muitas iniciativas não se preocupam em compreender na totalidade esse conceito. Algumas, sem perceber, acabam criando armadilhas dentro da própria empresa: academias, salas de meditação, programas de apoio, sala de esportes, etc. 
Se essas ações não forem bem implementadas, o funcionário acaba passando mais tempo na empresa, perto das situações Stressantes do dia-a-dia e cada vez mais longe da sua qualidade de vida desejável.
Recentemente fui contratado para fazer uma palestra num programa de qualidade de vida de uma empresa. 
A gerente do programa me confessou que raramente, trabalhou menos de 10 horas nos últimos 6 meses. Perguntei, como ela conseguiria dar mais qualidade aos funcionários se ela mesma não estava conseguindo progressos? Infelizmente, ela não tinha uma resposta para ela mesma.
Qualidade de vida não é algo que se encontre a venda na farmácia, na livraria, na academia, na empresa ou em qualquer lugar. Qualidade de vida é algo está dentro de você, talvez adormecido, mas que só você pode descobrir e despertar. É uma questão de reflexão, mudança e atitude pessoal.
Pense por alguns minutos com bastante sinceridade nas perguntas abaixo:

* Quanto tempo você tem dedicado para as pessoas importantes da sua vida?

* Como anda sua saúde? O que você pode fazer para melhorar?

* O que você gostaria muito de fazer, mas falta tempo?

* Que lazer você gostaria de adicionar a sua vida? O que lhe impede hoje?

* O seu trabalho proporciona meios de alcançar seus objetivos pessoais? Quanto isso custa a sua vida pessoal?

* Se você tivesse 80 anos de idade, você se arrependeria da sua situação atual de vida? O que você mudaria?

* Quanto tempo você tem para você mesmo? Para fazer as coisas que você gosta?

Talvez você não tenha gostado muito das suas respostas, talvez algumas perguntas tenham trazido um certo desconforto ou inquietação, talvez tenha gerado até uma certa tristeza, mas a mais importante de todas as perguntas é: até quando você vai permitir isso?

Você é a única pessoa capaz de definir o seu sentido de qualidade de vida. Para alguns pode ser morar perto do trabalho, fazer academia todos os dias, ter dias reservados para reuniões familiares, se apaixonar por uma pessoa diferente, ter uma ambiente de trabalho saudável, não trabalhar segunda-feira, acumular dinheiro, mudar de emprego, fazer meditação; se alimentar melhor ; etc.

Algumas pessoas vivem buscando algo que simplesmente nunca conseguem atingir de fato, reclamam que estão Stressadas e que falta qualidade de vida. Essa busca acaba implicando em tantas mudanças que muitas vezes é mais cômodo ficar na nossa zona de conforto.

Acredito que mais vale viver a vida mudando e lutando por algo melhor do que ficar a merce das circunstâncias impostas por ela. Se você não mudar, ninguém fará isso por você, portanto se você acha que precisa ter mais qualidade de vida, comece hoje a pensar seriamente em algumas mudanças.

Veja algumas dicas:

* Estabeleça um objetivo específico, que ajuda a melhorar sua qualidade de vida neste mês. Pode ser uma simples ação, como dormir mais cedo, o importante é entrar no movimento da mudança.

* Converse com você mesmo, com seus familiares e descubra o que poderia trazer maiores benefícios coletivos. Conheço casais que adotaram um dia da semana para se dedicar a paixão, outros que dedicam-se aos filhos. Pense no coletivo.

* Adote um novo método de trabalho que melhore sua produtividade: diminua suas reuniões na sexta feira ; reduza os horários de leitura de e-mails ; comece a dizer não e evite se sobrecarregar ; converse com seu chefe sobre suas necessidades. Se nada adiantar, pode ser um momento de pensar em trocar de trabalho, quem sabe?

* Estabeleça semanalmente pelo menos uma atividade para que você entre em equilíbrio nas suas áreas: física, mental, emocional e espiritual.

* Sorria mais, sonhe mais, mude mais e reclame menos!

Qualidade de Vida é uma questão de mudança de hábitos, sua vida depende das ações que você faz hoje para ter um futuro melhor amanhã. Lembre-se que muitas pessoas passam a vida nessa busca, mas poucos querem de verdade, pois aqueles que desejam e começam a mudar, cedo ou tarde conseguem seus objetivos!

Christian Barbosa - Empresário, escritor e palestrante especializado em produtividade pessoal. 
Autor do livro A Tríade do Tempo, a Evolução da Produtividade pessoal - Editora Campus.


Fonte: www.organizesuavida.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.