Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!


10 outubro 2015

Como evitar acidentes domésticos com a panela de pressão

O uso da panela de pressão requer cuidados especiais desde a hora da compra, até o jeito de lavar e guardar.
É um utensílio básico na cozinha de qualquer casa, entretanto, o seu uso requer cuidados para a prevenção de acidentes domésticos, como a explosão da panela, provocando prejuízos materiais e até afetando fisicamente pessoas que estejam próximas.
Há casos em que as pessoas colocam mais alimento que a capacidade da panela, entupindo a válvula no cozimento, podendo haver uma explosão. 
O ideal é ler o manual de instrução da panela, respeitando a capacidade indicada pelo fabricante. Geralmente, o indicado é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, em um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros aproximadamente.
Um especialista explica que não basta só colocar água e alimento na panela e levá-la ao fogo. Para ele, o cuidado deve começar desde a compra do objeto, que deve ter o selo do Inmetro. Não é recomendável comprar de ambulantes, pois não há garantia de procedência, o que pode ser perigoso para quem vai utilizar o material.
No uso diário, é preciso ficar atento ao colocar os condimentos, temperos e verduras na panela de pressão. Alguns desses condimentos ou até mesmo alimentos, podem provocar o entupimento da válvula. Enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão.
Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente está obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Um garfo ou uma faca pode ajudar a resolver. Para isso, basta levantar a válvula, com cuidado para não se queimar. Antes de abrir a panela, é fundamental verificar se está totalmente sem pressão. Nunca force a tampa para abrir.
E ao lavar a panela tem que observar se todos os resíduos de gordura foram tirados da válvula de pressão para não ocorrer obstrução, no uso posterior. O ideal também é lavar e guardar a borracha e tampa separadamente, pois senão a borracha vai perdendo a elasticidade.


Fonte: www.organizesuavida.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.