Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

29 outubro 2016

10 alimentos que você nunca deve guardar na geladeira

Um dos alimentos mais discutidos no quesito “armazenamento” é a manteiga. Devemos mantê-la dentro ou fora da geladeira?

Tal como acontece com muitos debates culinários, não há uma resposta definitiva para este. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, você deve armazenar a manteiga em sua embalagem na geladeira e só mantê-la para fora por apenas 10 a 15 minutos antes de usá-la.

No entanto, alguns cozinheiros usam manteiga depois de deixá-la para fora da geladeira por uma semana. Os defensores da atitude dizem que, como a manteiga é feita de leite pasteurizado, as chances de contaminação são baixas.

Há sempre um risco, porém. Manteiga com sal, por causa de seu teor de sal e de dispersão de água, tem um risco menor de estragar. O sal também ajuda a manter as bactérias longe. Qualquer coisa sem sal ou “light” tem um perigo maior de contaminação.

Em geral, enquanto não podemos recomendar que você mantenha sua manteiga para fora da geladeira toda a semana, você provavelmente não precisa se preocupar se a deixar para fora por algumas horas, desde que seja com sal.

Enquanto não existe uma maneira conclusivamente certa ou errada de armazenar manteiga, outros alimentos são muito mais simples. Se colocados na geladeira, mofam ou seu sabor é alterado, por exemplo. E por que correr esse risco quando tudo que você precisa fazer é armazenar seus alimentos corretamente?

1. TOMATES
Tomates perdem todo o seu sabor na geladeira. E o que é um crime maior do que isso? O ar frio no refrigerador para o processo de amadurecimento, e amadurecimento é o que dá aos tomates mais sabor. A geladeira também altera a textura do tomate. De acordo com Harold McGee no livro “On Food and Cooking” (“Sobre comida e cozinhar”, em tradução livre), a temperatura fria rompe as membranas no interior dos frutos, deixando-as “farinhentas”. Mantenha seus tomates em uma tigela ou cesta em cima do balcão da cozinha.

2. MANJERICÃO
Manjericão murcha mais rápido se deixado na geladeira, e também absorve todos os cheiros das comidas em torno dele. É melhor mantê-lo para fora, em um copo de água fresca, como uma flor recém-cortada. Se você deseja armazenar manjericão por um longo tempo, Martha Stewart recomenda fervê-lo e congelá-lo.

3. BATATA
Manter uma batata na temperatura fria da sua geladeira vai transformar seu amido em açúcar mais rapidamente, de modo que você vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio. Supondo que você não tenha uma adega de raiz – o lugar ideal para guardar suas batatas -, armazene-as em um lugar escuro, como dentro de sua despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido. Tudo isso vale para a batata-doce também.

4. CEBOLA
Se você colocar cebolas na geladeira, a umidade acabará por deixá-las macias e mofadas. Mantenha suas cebolas em um lugar fresco e seco. Cebolinha pode ser deixada na geladeira, no entanto, devido ao seu maior teor de água. Vale mencionar que cebolas devem ser mantidas separadas das batatas; quando armazenadas em conjunto, ambas deterioram mais rapidamente.

5. ABACATE
Se você quiser que seus abacates amadureçam, definitivamente não os coloque na geladeira. No entanto, se você comprou um abacate já maduro que não quer comer de imediato, ele pode ir na geladeira.

6. ALHO
Eventualmente, o alho vai começar a brotar na geladeira. Também pode ficar borrachudo e mofado. O correto é mantê-lo em um local fresco e seco.

7. PÃO
Sua geladeira vai secar o pão rapidamente. A menos que seja pão cortado de sanduíche que você pretende usar dentro de alguns dias, mantenha seu pão no balcão ou no congelador. Para fora, o pão que você pretende comer só deve ser mantido por quatro dias. Congele o resto. Pão no congelador deve ser envolto para manter sua umidade. Quando você removê-lo do freezer, deve deixá-lo descongelar lentamente e completamente antes de comê-lo ou usá-lo.

8. AZEITE
Você deve armazenar seu azeite em um local fresco e escuro, mas não na geladeira, onde ele irá condensar e adquirir uma consistência dura, quase como a da manteiga.

9. CAFÉ
Se você deixar café na geladeira, ele vai perder seu sabor e assumir alguns dos odores de outros alimentos no local. Você deve armazenar café em um local fresco e escuro, onde ele irá manter seu sabor e frescura. Grandes quantidades de café podem ser armazenadas no congelador, no entanto.

10. MEL
Não há necessidade de armazenar mel na geladeira. Mel fica bom basicamente para sempre se você simplesmente mantê-lo hermeticamente fechado. Colocá-lo na geladeira pode fazer com que cristalize. 

8 comentários:

  1. Caramba!
    Vou tirar meu café agorinha...
    Valeu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth! Obrigada por vir até aqui querida. Eu tambem não sabia das dicas. Aprendi agora.

      Grande abraço

      Excluir
  2. Adorei o post !
    Cheguei ao seu blog por meio do Agenda dos Blogs, e adorei !
    Te convido a conhecer meu espaço tambem :)

    Blog Charmosas Ideias | Canal Charmosas Ideias | Analu Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Analu! Adorei conhecer o Agenda dos Blogs. Realmente é um lindo trabalho o que ela faz. Obrigada por vir até aqui e pelo comentário.

      Excluir
  3. oi tudo bem? quando terminei de ler esse post fui correndo tirar o meu da geladeira
    , não sabia dessas informações, sempre guardei tomate e cebola na geladeira, vou mudar agora. Eu sou da Agenda, vim conhecer o seu blog e adorei. já estou seguindo beijos e sucesso sempre

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainara! Obrigada pela visita. Realmente eu tambem não sabia e achei bem interessante este artigo.

      Abraços

      Excluir
  4. Parabéns pelo Blog
    Amei essas dicas de conservação de alimentos
    estou ti seguindo
    beijos e sucessos
    http://esquentandooclima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vall Mess! Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Vou visitar sim o seu blog.

      Grande abraço

      Excluir

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.