Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

07 outubro 2016

Cuidados com os alimentos

Feijão e Outras Leguminosas
(Ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico)

Para facilitar a cocção, é aconselhável deixar a leguminosa de molho e cozinha -la na mesma água para evitar perda de nutrientes.
Porém, essa prática libera uma substância tóxica – o fitato- que pode ser eliminada fervendo a leguminosa, por dois minutos, em panela destampada.

Carnes

É aconselhável não lavar ou mergulhar qualquer tipo de carne ou peixe em água para que não se percam seus sucos, ricos em nutrientes.
A carne não deve ser corada em temperatura muito alta, pois nessa condição, ela perde maior quantidade de suco natural, encolhendo mais do que se for submetida à cocção em temperatura média (aproximadamente 150°C).
Para cozinhar pedaços maiores e mais espessos, a carne deve ser corada de todos os lados e, em seguida, deve-se acrescentar água para finalizar a cocção.

Hábitos alimentares para garantir uma boa saude

Para planejar uma alimentação equilibrada, devemos selecionar criteriosamente os alimentos e praticar cuidados básicos de higiene para que ela seja saudável e segura.
O último passo para fazer da alimentação uma verdadeira aliada da saúde é a adoção de práticas como as descritas nas próximas linhas.
  • Coma na hora certa
  • As mesmas refeições deverão ser consumidas, diariamente, no mesmo horário. Assim, o organismo funcionará melhor.
  • Coma o suficiente
  • Alimentação em quantidade exagerada dificulta a digestão e pode causar sensação de mal-estar. Quem come o suficiente sente-se melhor e mantém o peso normal.
  • Não tenha pressa. Para que o sabor seja apreciado, o alimento precisa ser mastigado, sem pressa, até ser triturado. Desse modo, o estômago trabalha menos e os nutrientes são bem aproveitados.
  • Evite preocupação enquanto come. Perturbações emocionais durante as refeições diminuem o apetite e dificultam a digestão.
  • Beba líquido na medida e na hora certa. Todas as reações do corpo ocorrem na presença de água, que também é responsável pela desintoxicação do organismo. Por isso, é importante ingerir 2 litros de por dia. Mas durante a refeição, evite beber líquidos para não prejudicar a digestão.
  • Evite frituras e alimentos gordurosos. Assim, você evita o aumento do colesterol e o excesso de peso, além de facilitar a digestão. O estômago, o fígado e o coração agradecem.
  • Não belisque entre as refeições. Além de comprometer as refeições principais, os petiscos são sempre calóricos.
  • Faça uma dieta equilibrada. Programe uma dieta com alimentos dos 3 grupos: 
  1. construtores,
  2. reguladores e 
  3. energético - para garantir o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água.
  • Monte o prato com alimentos de cores diferentes. Quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas e minerais disponíveis.
  • Facilite a digestão. Movimentos leves após as refeições, como uma caminhada tranqüila, ajudam a digestão.

Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.