Descrição do Blog

O Blog da Empregada Doméstica, é uma sugestão onde você empregada doméstica e empregador podem encontrar dicas de contratação, de entrevistas, de limpeza, de organização, de culinária. Seja portanto bem vindo (a) ao nosso blog!

Tradutor

26 dezembro 2016

Facas de cozinha: como escolher e organizar


As facas são um dos utensílios mais importantes para se ter na cozinha. Descubra que faca utilizar para cada tipo de alimento, como afiar e cuidar delas para que se estejam sempre limpas e com um bom corte.

Quatro facas que vocês deve ter em casa

Algumas facas de boa qualidade e bem escolhidas são essenciais em qualquer cozinha. As 4 facas que indicamos aqui resolvem a maioria das situações que você encontra em casa, mas poderão ser sempre complementadas com utensílios mais especializados para cortar filetes, desossar ou trinchar, se for necessário.

* Uma faca de pão, com serrilha (lâmina de 25,5 cm).
* Uma faca grande, ou faca do chefe, para picar, cortar em rodelas ou cubos (lâmina de 20 a 23) cm;
* Uma faca de cozinha, semelhante à faca do chefe, para descascar, raspar e picar (lâmina de 12,5 a 18 cm);
* Uma faca pequena para descascar e cortar frutas e legumes pequenos (lâmina de 7,5 a 9 cm);

Como escolher uma faca

Numa boa faca, a lâmina e o espigão, de aço, devem ser uma peça só. O espigão deve ser totalmente embutido no cabo e solidamente cravado. As lâminas de aço e carbono conservam-se bem afiadas durante mais tempo do que as outras, mas enferrujam e mancham com facilidade. Também podem alterar a cor de frutas, como maçãs, peras e limões, bem como o seu paladar. Já as lâminas de aço inoxidável têm de ser afiadas com maior frequência, mas dificilmente mancham e não afetam o sabor das frutas.

Como cuidar das suas facas

Utilize uma tábua de cozinha de madeira ou de material sintético que não cegue a lâmina. Guarde as facas num suporte próprio de madeira ou barra magnética organizadora de facas, separadas dos outros talheres para não lhes danificar o fio. Não passe a lâmina de uma faca sobre uma chama — danificará a têmpera do aço. Nunca utilize uma boa faca de cozinha para cortar papel ou corda.

Facas de aço e carbono devem ser lavadas à mão logo depois de utilizadas, para evitar que manchem. Limpe pequenas manchas com uma esponja de nylon e as manchas mais difíceis com a extremidade plana de uma rolha de cortiça molhada com detergente em pó. Passe uma gota de óleo de cozinha nas lâminas de aço e carbono depois de lavá-las e secá-las para protegê-las do vapor de água.

Como afiar as facas de cozinha

Para manter uma faca sempre bem afiada, passe-a por um afiador manual ou elétrico antes de cada utilização ou faça-a deslizar 3 ou 4 vezes de cada lado num fuzil, sem pressionar. Se a lâmina estiver sem corte, passe-a várias vezes por um afiador ou, se utilizar um fuzil, passe-a 15 ou 20 vezes de cada lado, fazendo maior pressão. A cada 2 anos, ou quando já não conseguir afiar as suas facas, leve-as a um amolador.

Aprenda a afiar as facas em casa

1. Apoie o fuzil sobre uma tábua. Coloque a parte mais larga da aresta da lâmina junto ao punho do fuzil, num ângulo de cerca de 45 graus.

2. Desça a faca ao longo do fuzil, sempre no mesmo ângulo, fazendo deslizar toda a lâmina, até que a ponta da faca fique encostada no fundo. Passe o outro lado da lâmina de baixo para cima do outro lado do fuzil, fazendo um ângulo de 45º e acabando com a ponta encostada no fuzil. Repita estas duas operações, fazendo a faca deslizar para cima e para baixo.

www.organizesuavida.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica.