Limpeza da Caixa D'água - Domesticas

Limpeza da Caixa D'água

Publicado em 08 julho 2019



A Sabesp garante a qualidade da água que fornece, monitorando rigorosamente todas as etapas do sistema de abastecimento, desde o manancial até o cavalete, na entrada de seu imóvel.

Depois desse tratamento, você também precisa fazer sua parte limpando a sua caixa d’água.

Quando chega à sua casa, a água é potável, livre de micro-organismos nocivos à saúde. Mas se a caixa d’água não estiver limpa e desinfetada, todo o seu conteúdo poderá se contaminar, tornando a água imprópria para consumo e colocando em risco a sua saúde e também a de sua família.

Para evitar esse problema, é imprescindível cuidar das instalações hidráulicas e limpar a caixa d’água a cada seis meses.

Confira aqui algumas dicas para limpar sua caixa d'agua de forma correta e, mais importante, com segurança.


1. Programe com antecedência o dia da limpeza da caixa d’água.
Escolha, preferencialmente, um fim de semana em que você não tenha compromissos agendados.

2. Certifique-se de que a escada de acesso à caixa esteja bem posicionada e de que não haja risco de queda.

3. Feche o registro de entrada da água ou amarre a boia da caixa d’água.

4. Limpe a tampa da caixa d’água e a remova.

5. O registro de entrada da água poderá ser fechado um dia antes da limpeza, para você e sua família utilizar toda a água armazenada, evitando o desperdício. Outra opção é reservar água da própria caixa em outro recipiente e utilizá-la durante o processo de limpeza.

6. Mantenha um palmo de água no fundo da caixa e tampe a saída da mesma. Essa medida evitará que a sujeira escoe pelo ralo.

7. Utilize um pano úmido para lavar o interior da caixa. Caso ela seja de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico macias. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.

8. Retire a água da limpeza e a sujeira utilizando uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com um pano limpo e evite passá-lo nas paredes.

9. Quando a caixa estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária (esta proporção é para uma caixa d’água de 1.000 litros).

10.Deixe essa solução desinfetante repousar por duas horas. Com a ajuda de uma brocha, um balde ou uma caneca de plástico, utilize essa mesma solução para molhar as paredes internas da caixa e da tampa, incluindo as bordas.

Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram.
Em caso positivo, aplique a mistura quantas vezes forem necessárias, até completar duas horas.

11. Não use essa água por duas horas, sob qualquer hipótese.

12. Passado esse período, ainda com a boia amarrada ou com o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa.

13. Abra o registro ou desamarre a boia e deixe a caixa d’água encher.

14. Procure usar esta primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos.

15. Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou mesmo animais pequenos. Isso evita a transmissão de doenças.

16. Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa e, na sua agenda, a data para a próxima limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. 

Pronto. Essa água já pode ser usada.

Fonte: Sabesp

Um comentário:

  1. Interessante este artigo que acabei de ler neste blog, gostei salvei até em meus favoritos no navegador.
    Resalmente temos que ter cuidado com a limpesa em caixas de água
    número da larissa manoela oficial

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica. Espero que alguma das postagens seja útil a você. Nem sempre posso responder aos comentários devido ao meu tempo. Mas, fica o meu muito obrigada por chegar até aqui.



@INSTAGRAM